terça-feira, 2 de novembro de 2010

CONCURSO PARA CHEFE INCOMPETENTE

Durante o período da campanha eleitoral conversei com muitos colegas sobre quem poderia ser o melhor governante para o Brasil. Um rol de qualidades e defeitos era feito e sempre se chegava à conclusão que o voto iria para o “menos pior”!
Bem, eu sou um pouco mais pessimista!!! O problema vai além das pessoas escolhidas...acredito que a estrutura governamental é que é o maior empecilho para uma administração eficaz e eficiente. Para se entender melhor o que digo, uso sempre o exemplo de um veículo: Você pode ter o melhor motorista do mundo, com certificados de direção defensiva, habilitação para cargas perigosas, certificado de piloto de corrida, etc...Mas não vai chegar a lugar algum se o motor do veículo não funcionar!!!! E não adianta enfeitar o carro com pinturas tunadas, colocar o melhor som, rodas e pneus super poderosos...sem motor o carro não avança! Você vai poder até dar uma festa perto do carro, utilizando o som...e as pessoas vão achar o carro lindo...mas qualquer mecânico vai notar que o veículo é um verdadeiro embuste: não tem motor e, portanto, não serve para seu principal objetivo que é transportar pessoas!
Assim, os governantes vão enganando o povo, com os bolsa-vote-em-mim-na-próxima-eleição e o país continua parado... e nessa vida, amigão, quem tá parado, tá na merda e afundando!!!
O concurso para delegado da Policia Civil, no Brasil, é um exemplo de como a máquina não funciona. A Policia tem como objetivo principal resguardar a vida e o patrimônio das pessoas, impedindo condutas que ofendam a integridade desses direitos. Resumidamente isso se chama SEGURANÇA PÚBLICA. Enquanto a Polícia Militar é encarregada de evitar a ofensa a esses direitos, a Polícia Civil tem a função de indicar por quem e em quê circunstância qualquer desses direitos foi  ofendido. Em resumo: investiga os crimes que já aconteceram.
Bem, quem dirige, de acordo com a Lei, as investigações é o Delegado. E quem é o Delegado? Um bacharel em Direito que fez um curso de profissionalização que ensina a fazer o Inquérito Policial. O inquérito policial é o ato preparatório que apura um crime, indicando sua autoria e as circunstâncias em que ocorreu.
Bem, então o bacharel em Direito faz o concurso (que é determinado pela Constituição Federal),faz o curso profissionalizante e pronto! Está apto a liderar equipes de investigadores, gerenciar delegacias, enfim, cuidar da Segurança Pública!!! Vocês começaram a perceber por que a violência é um dos maiores problemas no Brasil??? Colocar um Bacharel em Direito, sem experiência em investigações, sem experiência em identificação de criminosos, sem experiência em nada relacionado a política de segurança é a mesma coisa que colocar um carroceiro para administrar a bolsa de valores....é claro que só vai dar merda!!!! Os resultados podem ser vistos diariamente, nem é necessário ler os jornais, pois os crimes estão acontecendo no meio da rua.
Não é que  o Delegado seja incompetente por preguiça ou desconhecimento da Lei. O motivo é outro. A investigação de crimes não se aprende em salas de aula e sim no dia-a-dia. No ramo da investigação o que conta realmente é a experiência do investigador. Somente boa vontade e esforço não desvendam crimes. São as informações e contatos dos investigadores que abrem as portas para identificar a autoria de crimes. E esses contatos não são conseguidos de um dia para o outro. O conhecimento da personalidade dos criminosos não é adquirido sem anos de contato com bandidos.
Os Delegados fazem muito bem o inquérito policial. Só que o inquérito é o resultado da investigação...e de investigação bacharéis em Direito não entendem absolutamente nada.
Os filmes policiais onde a polícia conta com uma perícia que reconstrói o momento do crime, com banco de dados que mostram a ficha corrida de todos os suspeitos, de campanas feitas em locais adequados, etc. não condizem em nada com a realidade do Brasil.
Então, se o policial não ligar para seus informantes, que foram adquiridos nas ruas e nas madrugadas, o crime investigado passa a ser somente uma estatística de insolúvel.

Enquanto a Polícia Militar possui uma carreira de oficiais, na Policia Civil existe o concurso para Chefe, ou seja, alguém que nunca entrou em uma delegacia, nem para registrar perda de documentos, passa a gerenciá-la. E fica difícil descobrir o que é pior: Um carro sem motor ou um carro movido por quem não sabe nada sobre motores.






Assim, embora exista boa vontade sobrando, a segurança pública vai ficando cada vez mais capenga.
Uma solução que minimizaria o problema é exigir alguns anos de pratica policial para os candidatos a delegados, como é exigido alguns anos de prática de advocacia para os candidatos a juiz.



7 comentários:

  1. Parabens pelo texto.

    Tema dificil de ser discutido que eu realmente nao esperava ler em um blog, e voce construiu e desenvolveu muito bem o assunto. Me fez parar para pensar, e eu gosto de coisas que me fazem pensar.

    estou seguindo
    da uma passadinha no meu tbm
    http://blogdesaia.blogspot.com/

    Bjo
    Bea^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente, boa colocação. Bom post, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Schneider,
    Saudações!
    Agradeço seu contato e concordo integralmente com suas considerações, que certamente pretendo abordar em um próximo artigo.
    Aliás, considero a sua estratégia uma das mais inteligentes e eficientes, indo ao encontro de outro artigo que publiquei sobre Chefia e liderança II - "Eminência parda"
    Parabéns pelo blog e sua temática.
    Abraços
    André Soares

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que assunto interessante e propício pro momento do país! É uma pena que hoje alguns concursos sejam apenas uma "porta de entrada" para o emprego, uma colocação no mercado... Algumas vezes, nem a boa vontade que citou existe. A pessoa nem gosta do ambiente e stá ali apenas pra ganhar dinheiro. Concordo com a sua colocação.. Mas me questiono se hoje seria uma "solução" aceita pelos concursandos - ainda mais de Direito, que são fábricas de processos, mandados de segurança....

    ResponderExcluir
  5. Prezado Schneider,
    Agradeço suas relevantes considerações sobre os temas de nosso interesse,desejando que nossa contribuição faça chegá-los à reflexão de nossa sociedade.
    Abraços
    André Soares

    ResponderExcluir
  6. muito inteligente e oportuno esse post..

    ResponderExcluir